N-Sensor


A Star participa de estudos com o N-Sensor, um equipamento que lê em tempo real a necessidade de nitrogênio, desenvolvido pela Yara Fertilizantes. O N-Sensor é uma ferramenta de análise pontual, que determina a exigência da cultura em nitrogênio, auxiliando a reduzir os efeitos ambientais, maximizando o potencial produtivo das culturas.

COMO FUNCIONA

O N-Sensor determina a demanda de nitrogênio da cultura através da medida da sua reflectância de luz. Usando esta informação, o N-Sensor pode medir o potencial produtivo da cultura traduzindo os dados em uma taxa de aplicação e enviando a informação para o Falcon 3500 de um Hércules/Twister ou pulverizador que ajustará as doses de aplicação.
O N-Sensor mede a reflectância de luz a partir da emissão de dois feixes de luz no comprimento de onda do infravermelho, um para cada lado do trator, atingindo três metros de largura da vegetação em ambos os lados. As medidas são realizadas a cada segundo e enviadas ao controlador, o que não interfere na velocidade e na largura de aplicação. Os testes feitos em parceria com o Projeto Aquarius realizam a distribuição à taxa variável instantânea, ou seja, o N-Sensor lê a quantidade de fertilizantes necessária e o distribuidor Hércules ou Twister realiza a distribuição à taxa variável em tempo real.
Com esse método de avaliação e aplicação em tempo real foi constatada maior eficiência no uso do nitrogênio, proporcionando uma economia de 3% de fertilizantes aplicado e aumento de produtividade de milho em 15 sacas por hectare.

Artigo publicado na Revista Cultivar máquinas (Agosto de 2009).
Compartilhe no Google Plus

Sobre Francetto

É Eng. Agrícola e mestre em Eng. Agrícola. Atualmente é doutorando em Eng. Agrícola do Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.
    Comentar usando o Blogger
    Comentar usando o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Por gentileza, ao final do comentário identifique-se (nome, profissão) e insira o nome de sua cidade e de seu estado. Obrigado.

Quaisquer dúvida e/ou sugestão entre em contato. Clique em "Fale conosco" no cabeçalho do blog.